O bilionário Elon Musk, dono da rede social X e da Starlink, voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (30). Por meio da rede social dele, Musk disse que o magistrado é “uma vergonha para as vestes de juízes” e tornou a comparar o ministro com o vilão Voldemort, da saga Harry Potter.
A nova leva de críticas de Musk a Moraes ocorre horas depois de o X decidir não cumprir o prazo determinado por Moraes, que exigiu que a plataforma indicasse em até 24 horas – que terminaram às 20h07 desta quinta (29) – um representante legal no país. Com a desobediência do empresário, a rede social pode ter as atividades interrompidas no território nacional a qualquer momento.
Pela manhã, Musk respondeu uma postagem do jornalista Gleen Greenwald, que criticou Moraes por “aplicar punições severas sem qualquer pretensão de devido processo legal”. Segundo o empresário, o ministro do STF é “uma vergonha para as vestes de juízes”.
Musk também se referiu a Moraes como “ditador Voldemort”, comparando o magistrado com o vilão de Harry Potter. Horas depois de o STF ter intimado o empresário mediante uma postagem no X na última quarta (28), o bilionário também fez essa associação para criticar o magistrado.
O dono do X também disparou uma artilharia contra Moraes nesta quinta, chamando o magistrado de “ditador e tirano”. Ele também afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era um “cão de colo” do magistrado. Nesta sexta, o empresário afirmou que Moraes faz parte de um escândalo de intervenções ilegais no país.
– O ditador Voldemort está envolvido em interferência eleitoral ilegal no Brasil – escreveu Musk no X.
SOBRE O EMBATE ENTRE MORAES E MUSK
Essa não é a primeira vez que Musk e Moraes trocam farpas públicas nas redes sociais. Desde abril, quando Moraes começou a investigar supostas propagações de fake news pelo X, o empresário afirma que o magistrado infringe os princípios da liberdade de expressão e o compara a um ditador.
Musk é alvo da Inquérito 4.957, que apura supostos crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime. O bilionário foi incluído no inquérito das milícias digitais após o X se negar a cumprir ordens de Moraes referentes à suspensão de perfis.
Já na última quarta, o ministro determinou que o empresário indicasse um responsável para atender às exigências judiciais no país, além de quitar multas já aplicadas pelo magistrado.
Moraes estipulou que Musk teria um prazo de 24 horas para atender as exigências e, caso contrário, as atividades do X seriam suspensas. Como as determinações não foram atendidas, Moraes deve oficiar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para dar prosseguimento à derrubada da rede social.
O ministro ainda decidiu bloquear as contas da empresa Starlink, que tem Musk como acionista majoritário, mas que não pertence ao mesmo grupo empresarial do X. A entidade, que fornece internet via satélite, tem uma base de 215 mil clientes no País, incluindo as Forças Armadas e escolas públicas.
Em uma nota divulgada nas redes sociais, a Starlink afirma que o bloqueio das contas se deu de forma inconstitucional. De acordo com juristas, a medida adotada por Moraes é excepcional, sendo necessária a justificativa de uma fraude para ter validade. Informações Pleno News
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado