Nesta segunda-feira (5), Nicolás Maduro culpou o TikTok e Instagram pela onda de protestos no país após sua reeleição em um pleito marcado por polêmicas e falta de transparência. A fala do presidente aconteceu durante um evento de comemoração ao aniversário da Guarda Nacional Venezuelana, onde ele criticou duramente as plataformas de mídia social.
"Acuso o TikTok e Instagram por sua responsabilidade na instalação do ódio para dividir os venezuelanos, para buscar uma matança e divisão na Venezuela, para trazer o fascismo à Venezuela", afirmou Maduro. Segundo ele, essas plataformas estariam fomentando a instabilidade social e política no país, apesar de não apresentar provas para sustentar suas alegações.
Sem apresentar provas, o presidente venezuelano disse que o país enfrenta um "golpe de Estado ciberfascista", cujo objetivo seria "dividir", "desmoralizar" e "desmobilizar" as Forças Armadas da Venezuela.
Ele argumentou que tais ações seriam parte de uma estratégia maior para desestabilizar seu governo e enfraquecer o apoio militar que ele possui.
Maduro ainda afirmou que tais plataformas atuam no país "sem qualquer tipo de regulação", sugerindo que isso facilita a propagação de conteúdos que ele considera prejudiciais ao seu governo. Ele enfatizou a necessidade de uma maior regulação dessas plataformas para evitar o que chamou de "influência nefasta" sobre a sociedade venezuelana.
Além disso, o presidente disse esperar que os órgãos de segurança da Venezuela façam "recomendações" sobre o assunto, indicando possíveis medidas futuras para controlar ou limitar o uso dessas plataformas no país. Esta declaração reflete uma crescente preocupação com o impacto das mídias sociais na política venezuelana, especialmente em um momento de grande tensão e protestos.
A reação de Maduro ocorre em um contexto de crescente descontentamento popular e acusações de fraude eleitoral, com muitos venezuelanos usando plataformas de mídia social para organizar protestos e expressar suas frustrações. A tentativa de responsabilizar TikTok e Instagram pode ser vista como uma estratégia para desviar a atenção das críticas internas e internacionais sobre a legitimidade de sua reeleição.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado