Na noite desta sexta-feira (30), o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o recurso da empresa Starlink contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes que bloqueou suas contas no Brasil. Zanin afirmou que a Starlink, pertencente ao bilionário Elon Musk, iniciou um novo processo por meio de um mandado de segurança, ao invés de recorrer no próprio processo que resultou na decisão de bloqueio. Segundo Zanin, o mandado de segurança não é aplicável contra atos jurisdicionais de ministros do STF, a menos que haja flagrante ilegalidade ou irregularidade comprovada, o que não foi identificado no caso.
A Starlink alegou que a decisão de Moraes violou preceitos constitucionais e que não havia relação entre a empresa de satélites e a rede social X, argumentando que não descumpriu nenhuma ordem judicial. No entanto, Zanin não encontrou abusos na decisão de Moraes sobre o bloqueio.
Além disso, nesta tarde, Moraes determinou a suspensão imediata e total da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) no Brasil, impondo um prazo de 24 horas para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementar a ordem.
Em uma reavaliação da decisão, Moraes alterou um trecho da ordem original de bloqueio do X e reverteu a exigência de que plataformas de aplicativos proibissem o download de tecnologias de rede privada virtual (VPN).
No entanto, a multa diária de R$ 50 mil para quem usar VPNs para acessar o X foi mantida.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado