Nesta quarta-feira (7), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) solicitou ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) que faça uma intervenção na Venezuela. O pedido ocorre após os resultados das eleições à Presidência darem a vitória a Nicolás Maduro. A informação foi dada pelo site Poder 360.
Após o pleito em 28 de julho, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) informou que Maduro teria recebido 51% dos votos válidos, enquanto que seu opositor, Edmundo González Urrutia, teria alcançado 44%. A divulgação levou alguns países e entidades internacionais a contestar os resultados e cobrar as atas das urnas. Além disso, a população da Venezuela também se organizou em protestos contra os resultados e denunciou fraude no processo.
No ofício enviado à ONU, Zambelli afirma que é preciso “proteger a população civil e a oposição política das ações repressivas do governo”. Ela também afirmou que a intervenção do Conselho de Segurança visa evitar problemas com a “ordem pública e a estabilidade institucional do país”.
– Torna-se imperiosa a adoção de medidas corretivas urgentes por parte da Organização das Nações Unidas.
A repressão sistemática, a violência desenfreada e a ausência de respeito pelas liberdades democráticas essenciais justificam a intervenção internacional, conforme previsto na Carta das Nações Unidas – explica.
Para Zambelli, algumas das medidas que podem ser ser adotadas são “sanções econômicas e políticas, intervenções humanitárias e outras ações necessárias para a proteção dos direitos humanos e a restauração da ordem democrática”.
A deputada disse ainda que a “gravidade da situação na Venezuela demanda uma resposta célere e eficaz da comunidade internacional, a fim de assegurar a proteção dos indivíduos e a promoção dos valores democráticos”.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado