O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, afirmou que um avião com ex-presidentes latino-americanos, que iriam para a Venezuela como observadores da eleição de domingo no país, não pôde decolar, por conta de um bloqueio do espaço aéreo venezuelano. Na semana passada, a Venezuela emitiu um decreto fechando movimentos de fronteira por terra, ar e mar, a partir da meia-noite de sexta-feira. O governo disse que a medida foi tomada para manter a segurança e proteger a eleição presidencial, na qual o ditador Nicolás Maduro busca um terceiro mandato.
Entre os passageiros do avião estavam ex-presidentes, incluindo Mireya Moscoso, do Panamá, e Vicente Fox, do México.“
A aeronave não teve permissão para decolar de Tocumen, enquanto eles permanecessem a bordo”, afirmou Mulino na plataforma X.“Nicolás Maduro fez com que os voos da Copa com direção à Caracas e à Venezuela fossem suspensos”, disse Fox, em vídeo gravado no aeroporto de Tocumen, depois de deixar o avião.
O Ministério da Informação da Venezuela e a Copa Airlines não se manifestaram sobre o assunto.
O Ministério das Relações Exteriores do Panamá convocou a representante diplomática da Venezuela no país, disse o chanceler panamenho, Javier Martínez-Acha, no X.
Em uma postagem separada, Martínez-Acha disse que “o ministro dos Transportes venezuelano nos assegura que, a partir de agora, não haverá impedimento para os voos da Copa em ambas as direções".
Nesta semana, o ex-presidente argentino Alberto Fernández e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil desistiram de atuar como observadores da eleição venezuelana, alimentando preocupações sobre a lisura e a transparência do pleito.
Maduro afirmou que a Venezuela detém o sistema eleitoral mais transparente do mundo.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado