Na corrida pela Prefeitura de São Paulo, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o jornalista José Luiz Datena (PSDB) aparecem empatados tecnicamente na liderança das intenções de voto, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (30).
O levantamento mostra Nunes com 20%, enquanto Boulos e Datena têm 19% cada um. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Atrás dos líderes, está o empresário Pablo Marçal (PRTB), com 12%, seguido pela deputada federal Tabata Amaral (PSB), que tem 5%.
Outros candidatos incluídos no levantamento são a economista Marina Helena (Novo) e o deputado federal Kim Kataguiri (União), ambos com 3%, e os metroviários Altino Prazeres Junior (PSTU) e Ricardo Senese (UP), cada um com 1%.
O ex-secretário municipal de Planejamento Fernando Fantauzzi (DC) e o militante João Caproni Pimenta (PCO) não pontuaram na pesquisa.
Eleitores paulistanos indecisos representam 8%. Aqueles que planejam votar em branco ou nulo ou que não irão votar nas eleições municipais de outubro somam 9%.
A pesquisa detalha ainda o perfil de cada pré-candidato para as eleições de 2026.
São Paulo – Primeiro turno
- Ricardo Nunes (MDB): 20% (eram 22% em junho)
- José Luiz Datena (PSDB): 19% (eram 17% em junho)
- Guilherme Boulos (PSOL): 19% (eram 21% em junho)
- Pablo Marçal (PRTB): 12% (eram 10% em junho)
- Tabata Amaral (PSB): 5% (eram 6% em junho)
- Kim Kataguiri (União): 3% (eram 3% em junho)
- Marina Helena (Novo): 3% (eram 4% em junho)
- Ricardo Senese (UP): 1% (era 1% em junho)
- Altino Prazeres Junior (PSTU): 1% (era 0% em junho)
- Fernando Fantauzzi (DC): 0% (era 0% em junho)
- João Caproni Pimenta (PCO): 0% (era 1% em junho)
- Indecisos: 8% (eram 7% em junho)
- Voto em branco/nulo/Não vai votar: 9% (eram 8% em junho)
A pesquisa Quaest/Genial Investimentos foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06142/2024 e entrevistou 1.002 eleitores paulistanos entre 25 e 28 de julho. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
Variações
Em comparação com a pesquisa Quaest de junho, algumas oscilações ocorreram dentro da margem de erro e outros números se mantiveram estáveis.
Nunes e Boulos caíram dois pontos percentuais, enquanto Tabata, Marina Helena e João Pimenta perderam um ponto cada. Por outro lado, Datena e Marçal subiram dois pontos, e Altino ganhou um ponto percentual.
Kim, Senese e Fantauzzi mantiveram suas porcentagens de junho. Os índices de indecisos e de votos em branco/nulo ou de eleitores que não votarão também subiram um ponto percentual.
Outros cenários
A pesquisa Quaest/Genial Investimentos também testou outros quatro cenários para o primeiro turno. Em todos eles, os nomes de Altino, Senese, Fantauzzi e João Pimenta foram excluídos; e em três cenários, houve ausência ocasional de Datena, Marçal e Kataguiri.
São Paulo – cenário 2 (sem Altino, Senese, Fantauzzi e João Pimenta):
- Ricardo Nunes (MDB): 21%
- José Luiz Datena (PSDB): 19%
- Guilherme Boulos (PSOL): 19%
- Pablo Marçal (PRTB): 13%
- Tabata Amaral (PSB): 6%
- Marina Helena (Novo): 4%
- Kim Kataguiri (União): 2%
- Indecisos: 8%
- Voto em branco/nulo/Não vai votar: 8%
São Paulo – cenário 3 (sem Datena):
- Ricardo Nunes (MDB): 24%
- Guilherme Boulos (PSOL): 22%
- Pablo Marçal (PRTB): 15%
- Tabata Amaral (PSB): 8%
- Marina Helena (Novo): 5%
- Kim Kataguiri (União): 3%
- Indecisos: 9%
- Voto em branco/nulo/Não vai votar: 14%
São Paulo – cenário 4 (sem Datena e Kataguiri):
- Ricardo Nunes (MDB): 26%
- Guilherme Boulos (PSOL): 23%
- Pablo Marçal (PRTB): 15%
- Tabata Amaral (PSB): 8%
- Marina Helena (Novo): 6%
- Indecisos: 9%
- Voto em branco/nulo/Não vai votar: 13%
São Paulo – cenário 5 (sem Datena, Marçal e Kataguiri):
- Ricardo Nunes (MDB): 33%
- Guilherme Boulos (PSOL): 24%
- Tabata Amaral (PSB): 9%
- Marina Helena (Novo): 8%
- Indecisos: 9%
- Voto em branco/nulo/Não vai votar: 17%
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado