O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez uma publicação polêmica em suas redes sociais, nesta quinta-feira (11), sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas sem citá-lo nominalmente.
Ao compartilhar um vídeo onde duas crianças, irmãos, apelam pela soltura de sua mãe – presa por Alexandre de Moraes por ter participado das manifestações de 8 de janeiro -, se indignou com a situação e disparou: Covarde. O que tem de cabelo tem de honra. Debora Rodrigues dos Santos, cabeleireira, foi presa em 17 de março de 2023 por determinação do ministro Alexandre de Moraes, após participação nas manifestações de 8 de janeiro. Desde a prisão, há mais de um ano e três, Debora está longe dos filhos – de 6 e 9 anos.
– Ela não entrou em nenhum prédio público, mas foi fotografada escrevendo, com batom, a frase “Perdeu Mané” na estátua A Justiça, localizada em frente à sede do STF – disse o advogado de defesa Ranieri Gonçalves Martini. Apesar do prazo máximo permitido por lei ser de 35 dias, a defesa de Debora só recebeu a denúncia do Ministério Público (MP) aproximadamente 420 dias após a prisão.
– Nesse tempo, solicitamos oito vezes que a Debora fosse para prisão domiciliar porque ela tem o direito de esperar a sentença em casa com os filhos, mas todos os pedidos foram negados – relata Martini.
Covarde. O que tem de cabelo tem de honra. pic.twitter.com/8J0NiCTxA6
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 11, 2024