Ismail Haniyeh, líder dos terroristas do Hamas, foi morto em um ataque de Israel na capital do Irã, segundo o grupo.
De acordo com a mídia iraniana, Haniyeh estava hospedado em um prédio para veteranos de guerra em Teerã quando o ataque ocorreu na madrugada desta quarta feira (por volta das 2h do horário local). Alguns relatos sugerem que ele foi morto por um ataque aéreo.
Haniyeh, de 62 anos, era amplamente considerado o líder geral do Hamas. Ele viveu exilado no Catar nos últimos anos, incluindo os meses que se seguiram ao ataque de Hamas a Israel que desencadeou um conflito em grande escala em Gaza.
Israel não fez comentários, mas havia prometido destruir o Hamas após o ataque de 7 de outubro ao sul de Israel, que matou 1.200 pessoas.
Israel respondeu com uma operação militar massiva na Faixa de Gaza controlada pelo Hamas, que matou pelo menos 39.400 pessoas, segundo o ministério da saúde administrado pelo Hamas.
Segundo o Hamas, Haniyeh esteve em Teerã para participar da cerimônia de posse do novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, que tomou posse na terça-feira (30/7).
A morte de Haniyeh pode ter consequências importantes e potencialmente alastrar o conflito pelo Oriente Médio, segundo especialistas.
O assassinato aproxima a região de uma guerra total, avalaia Nader Hashemi, professor de Estudos do Médio Oriente na Universidade de Georgetown.
“Penso que também tem impacto nos acontecimentos no Líbano porque apenas algumas horas antes Israel tentou assassinar um líder importante do Hezbollah no sul de Beirute. Acreditava-se que Irã e o Hezbollah não estavam interessados numa escalada.”
Mas o assassinato de Haniyeh alterou esses cálculos, acrescenta. “Agora o Irã tem todos os incentivos para tentar escalar este conflito.”
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado