A estratégia do presidente Lula de inaugurar obras financiadas pela iniciativa privada, como o Contorno Viário Norte em Santa Catarina, é claramente uma tentativa de melhorar sua popularidade, especialmente em um estado com forte base bolsonarista. Apesar dos investimentos massivos da Arteris Litoral Sul, o governo Lula tenta colher os frutos políticos dessas realizações, o que levanta críticas sobre a autenticidade de suas ações.
O fato de Lula participar da inauguração de obras que tiveram origem e financiamento durante os governos anteriores, como a primeira fragata da Classe Tamandaré iniciada na gestão de Michel Temer e continuada por Jair Bolsonaro, reforça a percepção de que ele está se apropriando do trabalho alheio para ganhar capital político. A prática de se associar a projetos de administrações passadas sem ter sido o responsável direto por eles pode ser vista como uma tentativa de mascarar a falta de realizações significativas em seu próprio governo.
Essa tática de Lula não é inédita. O jornal O Globo destacou que o presidente tem participado de diversas cerimônias de inauguração de obras onde seu governo não foi o protagonista. Isso reflete uma estratégia de marketing político que visa manter a imagem de um governo ativo e presente, mesmo quando os recursos federais e os esforços diretos foram mínimos ou inexistentes.
Além disso, a transferência de responsabilidade e a tentativa de se promover sobre o trabalho dos governos anteriores, particularmente o de Bolsonaro, sublinha uma falta de projetos próprios significativos no atual governo. Essa abordagem pode alienar ainda mais os eleitores conservadores e bolsonaristas, que veem essas ações como desonestas e oportunistas.
Por fim, a insistência de Lula em inaugurar essas obras sem tirar um tostão do bolso pode ser percebida como uma manobra política para esconder a ineficiência e a falta de novos projetos. Isso pode minar ainda mais sua credibilidade, destacando uma dependência das realizações dos governos passados e uma incapacidade de gerar novas e próprias conquistas.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado