Em comunicado emitido na última sexta-feira (19), a Argentina classificou o Hamas como uma “organização terrorista internacional”, em função do ataque contra Israel em 7 de outubro de 2023 e seu “extenso histórico de ataques”. Neste domingo (21), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, agradeceu a iniciativa. Em sua mensagem, Netanyahu citou o presidente argentino, Javier Milei. Ele considerou a decisão do governo da Argentina um “sinal de amizade”.
"Obrigado, Argentina. Obrigado, presidente Javier Milei, por designar o Hamas como uma organização terrorista. Este é mais um sinal de sua amizade com Israel e de seu compromisso com a verdade. Obrigado, Javier", disse Netanyahu. A publicação nas redes sociais da Argentina destacou que “o Hamas reivindicou a responsabilidade pelas atrocidades cometidas durante o ataque a Israel em 7 de outubro”. O texto aponta ainda que Milei “tem um compromisso inabalável de reconhecer os terroristas pelo que eles são”.
A União Europeia, os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido também consideram o Hamas uma organização terrorista. A decisão argentina foi bem recebida pela comunidade internacional, que vê a medida como um reforço no combate ao terrorismo global. Em contraste, o governo Lula ainda não classificou oficialmente o Hamas como uma organização terrorista. A postura do governo brasileiro destaca uma abordagem diplomática diferente, evitando alinhamentos explícitos em questões delicadas do Oriente Médio.
A atitude de Milei contrasta com a de Lula, que tem mantido uma postura mais neutra em relação ao conflito israelense-palestino. O silêncio do governo brasileiro sobre a classificação do Hamas levanta questões sobre sua política externa e compromisso com o combate ao terrorismo.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado