O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou uma matéria do jornal O Globo, criticando práticas do presidente Lula em seu terceiro mandato. A matéria, intitulada "Na corrida pela popularidade, Lula inaugura obras inacabadas, sem verbas federais ou bancadas pela gestão Bolsonaro", aponta a falta de recursos que afundam o governo atual em ingovernabilidade, devido a um modelo de administração perdulário.
O jornal mapeou seis cerimônias com a presença de Lula, indicando que as obras não contaram com a atuação determinante da gestão petista na liberação de recursos. Lula teria, assim, aproveitado realizações alheias. Em resposta, Bolsonaro foi direto ao compartilhar a notícia em seu perfil na rede social X, afirmando: “Nascido para mentir, desviar, enganar...” Essa crítica de Bolsonaro ressalta uma constante em seu discurso contra a administração de Lula.
Ele acusa o presidente de se apropriar de obras que não foram iniciadas ou concluídas sob sua gestão, mas sim durante o governo anterior. Isso reforça a narrativa de que Lula estaria enganando a população ao inaugurar obras que não são realmente fruto de seu trabalho. A reportagem de O Globo também traz à tona a questão da falta de recursos no governo atual, que estaria dificultando a conclusão de diversas obras. Segundo o jornal, essa situação de ingovernabilidade é causada por um modelo de administração considerado perdulário, que não consegue alocar verbas de maneira eficaz.
Isso gera críticas sobre a eficiência e a gestão dos recursos públicos por parte da administração de Lula.
Além disso, a matéria sugere que a tentativa de Lula de ganhar popularidade através dessas inaugurações é um esforço para mascarar as dificuldades enfrentadas pelo governo. As cerimônias seriam uma estratégia para mostrar serviço e manter o apoio popular, mesmo que as obras não sejam totalmente financiadas pela atual gestão. Isso levanta questões sobre a transparência e a honestidade das ações do governo petista.
Em suma, a crítica de Bolsonaro e a reportagem de O Globo destacam um panorama de dificuldades e desafios enfrentados pela administração de Lula. A falta de recursos e a apropriação de obras de gestões anteriores são pontos centrais na crítica ao atual governo, refletindo um cenário de ingovernabilidade e administração ineficaz.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado