A defesa do ex-deputado Roberto Jefferson enviou uma manifestação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a substituição de sua prisão preventiva por medidas cautelares ou a concessão de prisão domiciliar humanitária. Os advogados argumentam que a saúde de Jefferson tem piorado e que ele necessita de tratamento em casa.
Roberto Jefferson está preso desde outubro de 2022, após um confronto com policiais federais que foram cumprir um mandado de prisão contra ele. Durante o incidente, Jefferson disparou contra os agentes e lançou granadas.
No ano passado, Moraes autorizou a transferência de Jefferson para o Hospital Samaritano Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em maio deste ano, o hospital informou que Jefferson poderia continuar seu tratamento em casa.
Na última semana, a defesa apresentou um novo laudo médico recomendando que Jefferson continue o tratamento fora do ambiente hospitalar, para evitar riscos de infecções nosocomiais agravadas pela desnutrição e por um histórico significativo de doenças neoplásicas. O laudo também destacou que o confinamento pode agravar o quadro psiquiátrico do ex-deputado.
O documento médico aponta que Jefferson necessita de acompanhamento clínico, psiquiátrico, nutricional e fisioterapêutico, além de controle rigoroso na administração de medicamentos por um cuidador, devido a riscos de administração inadequada e histórico de dependência medicamentosa. Com base nessas informações, a defesa argumenta que Jefferson possui condições médicas que justificam e indicam o tratamento domiciliar.
A defesa de Jefferson pediu que Moraes conceda prisão domiciliar humanitária, embasando o pedido com "comprovação idônea com apresentação de Laudos Oficiais emanados pela Unidade Prisional, da existência de patologia grave e da inadequação da assistência e do tratamento médico-hospitalares."
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado