Deputado apresenta PL que pode barrar candidatura de Lula
Caso queira nos ajudar a manter nosso site faça uma doação diretamente, através do PayPal, clique no botão abaixo

Deputado apresenta PL que pode barrar candidatura de Lula


Um Projeto de Lei (PL), protocolado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal cabo Junio Amaral (PSL-MG), busca tornar inelegível por oito anos o cidadão que tenha sido condenado à prisão.

Caso o texto avance e seja aprovado, esse PL poderá atingir muitos figurões da política nacional, entre eles Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora o parlamentar negue que a proposta tenha sido pensada especificamente para o caso do petista.

Não elaborei pensando especificamente no Lula. Meu objetivo maior é criar uma medida para aumentar a purificação do meio político. Mas [é] claro que o Lula, sendo um dos maiores bandidos do país, vai ser atingido por qualquer medida que busque melhorar o processo eleitoral tirando pessoas sujas da disputa – explicou.

O texto do PL 3.064/2021 ignora o fato de possíveis anulações ou revogações no processo dessas condenações.

– Uma das diferenças da Lei da Ficha Limpa é que o meu projeto não especifica crime, ele só coloca a condição de “cumpriu pena” – disse o deputado.

Lula foi condenado em segunda instância no processo do caso do triplex do Guarujá. Ele cumpriu pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, julgado pelo ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, mas foi solto depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar inconstitucionalidade na prisão após condenação em segunda instância.

Ainda não há um cronograma definido para tramitação do PL 3.064/2021 na Câmara. Para que os elementos dele vigorem em 2022, o texto precisa ser aprovado também no Senado Federal e ter a sanção do presidente Jair Bolsonaro até outubro deste ano.

Fonte: Pleno News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem