Durante depoimento na CPI da Covid, o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, reafirmou a denúncia de que a senadora Kátia Abreu fez lobby em favor do 5G da China.
“Bem, na referencia que eu fiz a determinado comportamento da senadora Kátia Abreu, eu simplesmente disse a verdade, simplesmente relatei um fato. Então, jamais vou me arrepender de dizer a verdade”, disse o Ernesto ao responder o senador Angelo Coronel.
Coronel tinha questionado se o ex-chanceler não gostaria de se retratar por acusar “injustamente” Kátia Abreu de fazer lobby pelo 5G da China.
Nas redes sociais, em março deste ano, Ernesto divulgou o conteúdo de uma conversa com a senadora durante um almoço no Itamaraty, insinuando que ela teria defendido interesses da China pelo 5G.
“Em 4/3 recebi a senadora Kátia Abreu para almoçar no MRE. Conversa cortês. Pouco ou nada falou de vacinas. No final, à mesa, disse: “Ministro, se o senhor fizer um gesto em relação ao 5G, será o rei do Senado.” Não fiz gesto algum”, escreveu Ernesto. “Desconsiderei a sugestão inclusive porque o tema 5G depende do Ministério das Comunicações e do próprio Presidente da República, a quem compete a decisão última na matéria”.
A empresa chinesa Huawei é uma das interessadas em atuar na tecnologia de quinta geração (5G) de telefonia no Brasil.
*Gazeta Brasil